65% dos brasileiros estão preocupados com espionagem por webcam

Pesquisa revelou que usuários de computador estão mais conscientes de que cibercriminosos podem espioná-los sem que a luz indicadora da webcam esteja acesa e cerca de 37% cobrem fisicamente, seguindo exemplos do ex-diretor do FBI, James Comey, e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

Por: Redação, ⌚ 19/10/2017 às 17h02 - Atualizado em 19/10/2017 às 17h02

Uma pesquisa da Avast revelou que 65% dos brasileiros estão preocupados com cibercriminosos que possam espioná-los através da câmera de seus computadores. Entre os americanos e canadenses, esse número é de 61%. As ferramentas que podem hackear a webcam de um computador estão disponíveis no mercado ou mesmo no darknet – em alguns casos, são gratuitas. Embora muitos computadores tenham uma luz que indique que a webcam foi ativada, há ferramentas que podem evitar que esta luz seja acesa.

 

A pesquisa online, realizada pela Avast em outubro, apontou que os brasileiros estão mais conscientes de que os cibercriminosos podem espioná-los sem que a luz indicadora da webcam seja acesa – em comparação com os resultados globais. Mundialmente, dois em cada cinco (40%) dos entrevistados desconhecem a ameaça, enquanto 50% dos brasileiros afirmam ter conhecimento da possibilidade.

 

Muitos, como o ex-diretor do FBI, James Comey e o CEO do Facebook, Mark Zuckerburg, cobrem fisicamente suas webcams para evitar que espiões indesejados possam vê-los. No entanto, apesar das preocupações serem altas, apenas 37% dos brasileiros cobriram fisicamente a webcam do computador. A prática é maior entre usuários dos Estados Unidos (52%) e do Canadá (55%).

 

“Cobrir webcams é um bom começo, mesmo que muitas vezes seja inconveniente para as pessoas que frequentemente usam a câmera do computador”, disse Ondrej Vlcek, CTO e EVP Consumer Business na Avast. “Nós, portanto, lançamos para os usuários do AVG e Avast um recurso que oferece o controle total sobre quem pode usar suas câmeras, sem que tenham que cobri-las fisicamente”, completou.

 

Para a proteção dos usuários, a solução da Avast acaba com a espionagem na webcam, bloqueando malwares e aplicativos não confiáveis de sequestradores de webcams. Além disso, os usuários têm a opção de forçar todas as aplicações a solicitar sua permissão antes de acessar a webcam do computador. O Módulo Webcam está incluso no Avast Premier, bem como a Proteção de Webcam faz parte das funcionalidades do AVG Internet Security.

 



Newsletter

Graça Sermoud
Marcos Semola
Ronaldo Hayashi
Joaquim Garcia

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS