Grupo Super Nosso garante continuidade de negócio com Segurança

Em busca de alta disponibilidade e proteção de aplicações, rede de varejo, atacado e e-commerce que atua em Minas Gerais e Bahia apostou na tecnologia SonicWall. Iniciativa que proporcionou um diferencial competitivo para atender e fidelizar o cliente

Compartilhar:

O Grupo Super Nosso é uma rede de supermercados, minimercados, atacado e e-commerce que atua em Minas Gerais e Bahia. A empresa é a primeira rede de supermercados mineira a oferecer etiquetas eletrônicas nos preços dos produtos, carrinhos de compras com tablets, clube de compras e e-commerce ágil. A rede conta, hoje, com 8000 funcionários – desse total, 1600 são usuários de TI e Telecom.

 

Para manter a empresa segura e ter um diferencial competitivo a fim de conhecer, fidelizar e atender bem o cliente, o Grupo adotou o Firewall de Próxima Geração SonicWall SuperMassive.

 

“De acordo com nosso presidente, Euler Fuad Nejm, o Grupo Super Nosso não é um supermercado que usa tecnologia, mas sim, uma empresa de tecnologia com atuação múltipla no varejo”, explica Marcelo Fernandes da Silva, gerente de Tecnologia do Grupo.

 

A inteligência digital aplicada ao negócio está concretizada, por exemplo, no App “Clube Super Nosso”, que usa recursos de CRM e BI para fidelizar os clientes do Grupo. “A tecnologia permite que, hoje, identifiquemos 82% do universo de clientes e, a partir daí, possamos direcionar a cada pessoa uma oferta sob medida, que incentiva visitas às nossas lojas”, pontua Silva.

 

Em um universo tão digitalizado como este, uma falha de segurança pode afetar a continuidade dos negócios. Por isso, a rede resolveu implantar tecnologia no ambiente a fim de proteger os ataques cibernéticos, incluindo perda de dados e ransomware (sequestro de dados)”.

 

Monitoramento e visibilidade

 

Hoje, a plataforma SonicWall protege 24×7 os 48 sites físicos do Grupo, além da sede principal e dos dispositivos móveis usados pelos representantes comerciais do grupo (divisão distribuição). O elemento central desta operação é o Firewall de Próxima Geração, configurado em alta disponibilidade no datacenter do grupo, localizado na cidade de Contagem, Minas Gerais.

 

A arquitetura da rede de telecomunicações do Grupo fez com que esse equipamento fosse o centro de uma rede de VPNs seguras que conectam a empresa com fornecedores externos. Em busca de visibilidade sobre tudo o que se passa no ambiente, Marcelo Silva e sua equipe utilizam, ainda, o SonicWall GMS (Global Management System), a plataforma de centralização de gerenciamento e consolidação de relatórios da SonicWall.

 

Segundo o gerente, a entrada em cena da inteligência SonicWall trouxe vários resultados para o Grupo Super Nosso. “O ambiente está totalmente operacional. A solução nos traz um sentimento de segurança maior, pois conseguimos filtrar todo o tráfego e identificar qualquer potencial ameaça”, acrescenta.

 

Outro ganho palpável diz respeito à otimização da rede do Grupo. “Com o Firewall de Próxima Geração, passei a ter um grande controle sobre a rede – segmentamos e otimizamos todo o ambiente com os recursos disponibilizados pela SonicWall. A segmentação otimizou o uso dessa infraestrutura e a tecnologia nos ajuda a filtrar os pacotes e checar se as VLANs estão funcionando dentro dos níveis de desempenho que nossos processos exigem”, completa.

 

Parceiros estratégicos

 

Para chegar a resultados como estes, Marcelo Silva e o time de TI iniciaram uma concorrência para escolher a próxima geração de firewalls. Foi realizada uma prova de conceito (PoC) dentro do laboratório de testes do Grupo. “Foi uma PoC simulando situações reais –separamos parte do tráfego da Internet e verificamos que ameaças digitais o Firewall de Próxima Geração da SonicWall conseguiria identificar”.

 

Desde a PoC até o processo de implementação da nova solução, o time de TI do Grupo Super Nosso contou com o apoio da Portnet Tecnologia, parceiro de negócios da SonicWall em Minas Gerais. “Iniciamos o relacionamento com a Portnet por causa desse projeto; essa empresa nos ofereceu excelentes serviços”, completa Silva. Os consultores Portnet realizaram, também, o treinamento dos profissionais de TI do Grupo no uso da plataforma SonicWall.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Caso Siafi: Uso indevido de credenciais gerou perdas de 11,4 milhões ao TSE

Segundo apurou o jornal O Estado de São Paulo, o tribunal eleitoral também está entre as vítimas da credencial comprometida...
Security Report | Destaques

Além do especialista no board: Pesquisa orienta formação de comitês de Cyber nos conselhos

Em estudo sobre a perspectiva dos conselhos corporativos em Cibersegurança, o Instituto Diligent relatou que apenas manter um especialista de...
Security Report | Destaques

Unimed-BH supera desafios de Cibersegurança com tecnologia e inovação

Em parceria com a Palo Alto Networks e a Add Value, empresa transformou sua abordagem de Cyber Security integrando tecnologia...
Security Report | Destaques

Polícia Federal reestabelece emissão de passaportes pela internet

Órgão informou nesta madrugada, em comunicado oficial, que o link usado para o processo digital já pode receber acessos do...