E-commerce: São Paulo tem taxa de fraude inferior à média nacional

Estudo aponta que o estado teve menos tentativas de golpes que a média nacional; especialista aponta que o setor está cada vez mais evoluído

Compartilhar:

Um estudo recente revelou que o Estado de São Paulo registrou 2,36% de tentativas de fraude no e-commerce, um número abaixo da média nacional que, em 2017, foi de 3,03%. Foram mais de 20 milhões de transações avaliadas durante o primeiro semestre de 2018, segundo a Konduto.

 

A pesquisa mostra que a maioria das operações fraudulentas ainda é realizada por meio de cartões de crédito clonados, ameaçando e-commerces, empresas de meios de pagamento e instituições financeiras variadas.

 

Apesar do Varejo estar sempre entre os principais segmentos mais visados por cibercriminosos, Tom Canabarro, co-fundador da Konduto, acredita que o varejo eletrônico está bem avançado em SI quando comparado a outros setores do mercado brasileiro. “Já o mercado virtual paulista especificando está bem sólido quando relacionado à média nacional”, diz.

 

Na opinião de Canabarro, o segmento conta com profissionais qualificados e muito ligados em temas como Segurança da Informação. “Sabe-se quão grave seria o fato de uma loja virtual sofrer com vulnerabilidades de informações, por isso é um setor em constante evolução”, afirma.

 

Canabarro explica que antigamente as fraudes virtuais eram muito associadas a imagem de um adolescente que pegava o cartão de um familiar e realizava alguma compra sem o consentimento do titular. “Atualmente o golpe cibernético evoluiu muito e é um crime organizado, que age visando o lucro”.

 

Segundo o especialista, os cibercriminosos já têm acesso aos dados cadastrais das vítimas e os conseguem obter sem a necessidade de cloná-los fisicamente, pois há ferramentas que geram combinações válidas de cartões de crédito e números de documentos.

 

Entre os produtos mais visados por fraudadores desse segmento estão eletrônicos (smartphones e computadores), passagens rodoviárias e aéreas, artigos de luxo, carteiras virtuais e jogos online.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco aposta na proteção de nuvem com novas usabilidades da IA

Durante encontro com jornalistas no Cisco Engage Brasil 2024, a empresa tratou dos próximos passos de diálogo com o setor...
Security Report | Destaques

Polícia Federal interrompe emissão de passaportes por tentativa de ciberataque

Em nota publicada hoje (18) no site oficial, a autoridade policial informa que o incidente ocorreu ainda no começo dessa...
Security Report | Destaques

Maioria dos bancos tem a Cibersegurança como prioridade estratégica, afirma Febraban

1º volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, realizada pela Deloitte, mostra que montante investido em TI dobrou em...
Security Report | Destaques

Cases da VLI Logística, Unimed, SESC e Mater Dei são destaque na programação mineira do Security Leaders

A agenda conta ainda com um estudo de caso inédito do Barclays, um banco Britânico e com sede em Londres,...